Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa


Semana Santa
Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo de Cristo, desde a sua entrada Messiânica em Jerusalém .
(cf. NALC, R.31).

DOMINGO DE RAMOS
Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: justiça para os pobres e marginalizados, participação de todos, nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações; o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova prenunciada para todos na Ressurreição de Jesus.
É muito importante a participação na Procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como sinal e testemunho da fé em Cristo na sua vitória pascal.

TRÍDUO PASCAL (Quinta, Sexta e Sábado)
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. (NALC, n.19)

MISSA DA CEIA DO SENHOR  (Quinta-feira Santa)
Nos recorda a Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos Apóstolos na última Ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na Celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do Lava Pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.
Ao final da Missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a Adoração.

PAIXÃO DO SENHOR (Sexta-feira Santa)
Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação até a sua entrega total com a morte na cruz. Não se celebra Missa ou qualquer sacramento e comunga-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.
A Celebração central deste dia é a das 15 horas, em que, segundo a tradição, Jesus morreu e que se divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

VIGÍLIA PASCAL (Sábado Santo)
Celebramos a Vigília Pascal. A Vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte.
O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representada Cristo Ressuscitado vitorioso sobre a morte Senhor da história, Luz que ilumina o mundo.
Na vela estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHOR
Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a humanidade a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.
A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo, assim, a Festa principal da Igreja.

NALC – Normas sobre o ano litúrgico e o calendário.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário